Chegou a hora de voltarmos a estar juntos!

Às famílias e comunidade…

A escola fechou há dois meses… Sim, todos os edifícios das escolas foram encerrados para proteger crianças e adultos de um vírus que não vimos mas que tantos já sentiram na pele. E agora é hora de voltar, mas não sem antes fazermos uma reflexão do nosso papel enquanto instituição e agentes educativos, da forma como a equipa se organizou, e percebemos, agora também, das nossas prioridades e posições relativamente ao trabalhar com as crianças da 1ª infância.

As duas primeiras semanas de confinamento foram uma descoberta… Descoberta para todos, para as crianças, para as famílias, para os colaboradores e voluntários. Havia um sentimento de medo, de desconhecido, mas também sentíamos por parte de muitas famílias algum “entusiasmo” por haver finalmente TEMPO para estar com os seus filhos.

Na nossa escola todas as salas têm grupos de partilha, para facilitar a comunicação com as famílias, e esse veículo ganhou, nestes novos tempos, mais importância tornando-se “a” forma de comunicação primordial entre famílias e escola (adultos da FVN).
Cada equipa de sala foi dinamizando os seus grupos com histórias, algumas sugestões de atividades e muito feedback de todas as partilhas feitas pelas famílias.

A equipa educativa continuou a reunir semanalmente, tendo como principal preocupação: estar ao lado das famílias. Fizemos contactos telefónicos, enviamos cartas, fizemos vídeo chamadas, reuniões via zoom e via messenger, mandámos vídeos para as crianças… Enfim, usámos toda a tecnologia a nosso favor, para nos aproximar das nossas crianças e das suas famílias. Queríamos conhecer os seus contextos, saber das evoluções e possíveis dificuldades e, sobretudo, que as famílias sentissem que estávamos ao lado delas.

Pensámos em conjunto e cada valência organizou uma forma de fazer propostas às famílias. Mas, sempre com uma ideia chave no pensamento, de poder ser apenas sugestões e um recurso, nunca uma obrigação. Continuámos a tentar estreitar o espaço que nos afastava, continuando a estabelecer pontes para estar junto de cada criança e cada família.

Os últimos dias já foram de trabalho na Creche – que será a primeira valência a abrir – e a equipa tem estado a trabalhar de forma a acautelar e assegurar todas as questões e procedimentos de prevenção, segurança e higienização recomendadas pela DGS.

Queremo-vos dizer que estamos aqui, como sempre estivemos, continuando a ter como principal foco as nossas crianças e famílias, dispostos a ter sempre um sorriso aberto, mesmo que escondido atrás de uma máscara, mas também um colo que acolhe e conforta.

Os próximos dias serão de muitas adaptações e descobertas para crianças, famílias e equipa, mas queremos que saibam que a vossa envolvência, a vossa voz será sempre recebida de forma a melhorar as nossas práticas.

Estamos felizes por Vos receber de volta, e tudo faremos para que, em segurança, nos deixemos guiar pelos valores e ideais que fazem a nossa ESCOLA.

Até amanhã 😍

#fundacaovidanova #alcobaca #crechevidanova