Temos trabalho que começámos e que já terminou. isto requer dois tipos de coragem:

  • A coragem de inovar, para abrir trabalho que faz falta;
  • A coragem de fechar, quando compreendemos que um trabalho não pode mais ser realizado.

Esperamos que esta lista cresça ao longo dos anos!

CATL “Arca de Noé” (1993–2016)

O CATL foi a primeira valência da Fundação Vida Nova. Foi a nossa resposta à necessidade das crianças do 1.º e 2.º ciclo de terem um espaço seguro e educativo no tempo em que não estavam na escola. Passaram por aqui centenas de crianças da nossa cidade e arredores.

Fruto das alterações nas respostas sociais e educativas existentes e da conjuntura económica do país, o nosso CATL fechou em Janeiro de 2016. Continuaremos a procurar formas inovadoras de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, em complemento com a instrução escolar e em cooperação com todas as partes interessadas.

Uma Escola Nova (2015-2021)

Manifesto por uma Escola Nova:

Porque as crianças são por natureza imaginativas, curiosas, ajudadoras, brincalhonas e artísticas consideramos que o concelho de Alcobaça e as suas crianças merecem uma escola em que diariamente a imaginação, a curiosidade, a entreajuda, a brincadeira e a arte das crianças sejam componentes no processo de aprendizagem.

Apoiamos uma escola diferente. Alcobaça (e qualquer comunidade) precisa de vários modelos educativos, porque as crianças não são todas iguais, nem aprendem todas da mesma forma.

Em 2015, os pais das nossas crianças e outras pessoas de Alcobaça pediram-nos para alargarmos o nosso modelo de ensino ao primeiro ciclo. Durante nove meses preparámos um projecto educativo, analisámos o custo do serviço, a possibilidade de alargamento do projecto a outros níveis de ensino… e depois devolvemos a questão à comunidade: será melhor a Fundação abrir uma escola privada, ou apoiar e incentivar a transformação da escola pública?

Os pais aceitaram o desafio, que rapidamente foi alargado ao Agrupamento de Escolas de Cister, a alguns dos seus professores, à entidade parceira das AEC e a uma associação de pais. Em conjunto desenhámos uma escola diferente, na qual os pais e a comunidade têm um papel activo, os professores têm mais autonomia pedagógica, as crianças aprendem melhor – e todos são mais felizes e realizados.

  • Em 2016-2021, este projecto teve lugar na escola EB1/JI Carvalhal (Aljubarrota). Leia o nosso artigo.
  • Em 2018, incentivámos a associação de pais da EB1/JI do Areeiro (Évora de Alcobaça) a fazer um ensino diferente.
  • Em 2020, fomos parceiros de um novo projeto educativo para as 132 crianças do 5.º ano da EB23 D. Pedro I (Alcobaça).

Estamos prontos a cooperar com pais, professores, Agrupamentos de Escolas e outras partes interessadas em nome de uma educação cada vez melhor – seja pública, privada ou social. Tem ideias? Contacte-nos.